sábado, 23 de abril de 2011

Preconceito: Fruto da ignorância humana

    O preconceito é um problema de nossa sociedade mesmo que a gente se recuse a enxergá-lo. Mas, quando fingimos que ele não existe, ele acaba por ficar implícito na sociedade.
    Existem várias formas, de preconceito. Atualmente, dentre as pessoas que fazem parte de meus círculos sociais, é mais evidente a social. Muitos são os pensamentos preconceituosos que estão difundidas nas falas das pessoas como se a determinada classe social coubesse determinados problemas e, na classe em que essa pessoa se encontra não existisse problema algum. Mesmo isso não sendo verdade, as pessoas simplesmente ignoram este fato.
    Outra forma de preconceito é o preconceito linguístico, no qual há associação de certas maneiras de falar a diferentes grupos. Por exemplo, quando conclui-se que uma pessoa é pobre ou incapaz de algo apenas porque falou alguma sentença de maneira incorreta. Desse modo, o preconceito linguístico associa-se a outros tipos de preconceito.
    Sendo assim, para combater o preconceito é preciso evitar que a ignorância humana deixe que ele seja difundido na mente das pessoas por meio da construção de uma consciência crítica nas pessoa de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário