sábado, 24 de setembro de 2011

Análise do conto "Viúvas, enfermos e encarcerados"

   O conto narra a história de um pastor que procura cuidar e confortar enfermos e viúvas. Quando este fica doente, muitos dos que ele visitou passam a visitá-lo.
   Com esse evento, o narrador, também filho do pastor, entra em um flash back, no qual conta dois eventos que marcaram suas vidas. O primeiros é uma visita que fizeram a um grupo de leprosos. o segundo foi o fato de um de seus parentes, Celidônio, ter sido preso.
   O segundo evento mencionado marca o início do conflito, chegando ao clímax quando Celidônio acaba sua pena e o pastor o convida para um jantar.
   No conto não há uma definição precisa dos lugares, pois há grande mobilidade das personagens. Já o tempo não é tão bem definido, já que a maior parte do conto constitui-se de um flash back dificultando a noção precisa do tempo.
   As características das personagens apresentadas limitam-se ao caráter psicológico em que o pastor é bondoso e compreensivo, o narrador um tanto desleixado e Celidônio bastante liberal.
   O conto possui uma linguagem informal como se o narrador conhecesse o leitor e é praticamente todo narrado no passado por se tratar de uma narrativa baseada em um flash back.

Nenhum comentário:

Postar um comentário