As pessoas estão convivendo diariamente com a corrupção, mesmo que algumas não percebam a ocorrência ou não estejam cientes desse fato. Por mais que eu quisesse acreditar que essa realidade persiste por causa da ignorância humana, o fato é que muitos não ligam para atos de corrupção em "pequena escala" e grande parte pratica esse tipo de ato em seu dia-a-dia.
Para expor essa realidade, proponho uma reflexão. Pense e seja honesto consigo. Quantas pessoas, incluindo você, usam da distração dos outros para conseguir um lugar na fila que esteja mais próximo para chegar ao destino mais rápido? Muitas que utilizam da troca de favores ou do pagamento extra para melhorar ou adiantar a conclusão de algum serviço em detrimento de outros. Pessoas que baixam música da internet para não precisar pagar pelo produto dos músicos, entre outros fatos.
Como podemos observar, não é apenas em instituições governamentais que existem práticas de corrupção. A diferença é que, em casos de "pequena escala", as pessoas desconsideram os prejuízos que estes atos causam pois são fatos que chamam menos atenção e quando a pessoa não é prejudicada, mesmo que outra seja, ela tende a ignorar os prejuízos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário